Conheça quem fez o Papo de Circo do 4º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro!

Petrobras, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura

Apresentam:


4º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro

 

Quer saber mais sobre quem fez o Papo de Circo? Confira abaixo o perfil dos participantes!

 

JÁVIER JIMENEZ – FUNDADOR E DIRETOR ARTÍSTICA DA ESCUELA CARAMPA (MADRI/ESPANHA):


Fundador e atual presidente da Asociación de Malabaristas (Madri/Espanha) e também um dos fundadores e diretor da Escuela de Circo Carampa além de Tutor dos alunos do 2º Curso de Formação Profissional, professor de Historia de Circo e diretor do CRECE. Há quase 30 anos é o editor de El Ambidextro e escreve habitualmente para revistas especialidades na Espanha e em outros países europeus: (Zirkolika, Juggling Magazine, etc.). Malabarista e palhaço durante muitos anos selecionado para o Festival du Cirque de Demain em 1989 com Los Hermanos Trompicheli. E com a Compania de Marionetes La Deliciosa Royala, hoje Muñecos Animados marcou sua carreira. É especialista em manipulação de marionetes, dirigiu atores e participou da direção de Bonecos do Canal +, Los Lunnis, el Conciertazo, Gomaespuma, Los Patata, Los Pets, El Club de Pizzicato, entre outros. Além do trabalho já citado na Escuela Carampa segue na direção de espetáculos de circo, de marionetes, teatro de rua, entre outras atividades.

 

PROFESSOR CARLOS VIANNA – COORDENADOR DA ESCOLA NACIONAL DE CIRCO (ENC/FUNARTE) – (RIO DE JANEIRO/BRASIL):


Bacharel em Letras/UFRJ, Especialista em Docência do Ensino Superior/UFRJ, Administrador Cultural/Funarte, Chefe da Divisão Pedagógica da Escola Nacional de Circo (2009-2014), Presidente da Comissão de Seleção da Escola Nacional de Circo (2013-2014), Organizador do Projeto do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Arte Circense da Escola Nacional de Circo (2014-2015), Coordenador da Escola Nacional de Circo (2014).


RAPHAEL CALVO: COORDENADOR DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO ARTISTA DE CIRCO (PROFAC) (RIO DE JANEIRO/BRASIL):


Raphael é formado em Filosofia (UERJ), Artes Cênicas (UNIRIO) e tem três especializações: Meio Ambiente (ISER/1996), Educação Estética da Arte (UNIRIO/2003) e Gestão de Projetos (Faculdades DOCTUM/MG - Project Management Institute/PMI - 2013). Há 25 anos faz trabalhos com comunidades populares no Rio de Janeiro, incluindo coordenações nas áreas de meio ambiente, cultura e arte e já lecionou as seguintes disciplinas em escolas e faculdades: Filosofia, Ética, Gestão Ambiental e Social, Comunicação Empresarial, Epistemologia e Responsabilidade Social Empresarial.

 

RENZO GOSTOLI – FOTÓGRAFO INTERNACIONAL (BRASIL/ARGENTINA E MÉXICO):


Renzo Gostoli, argentino, durante 30 anos trabalhou primeiramente no México e desde 1988 no Brasil, para as agências de noticias AFP, Reuter e Associated Press cobrindo assuntos internacionais. De 1978 a 1986 foi fotógrafo do Ballet Nacional de México. Colaborou em diários, revistas e livros sobre arte, dança e atualidades sociais. Teve Exposições no México, na Argentina e no Brasil sobre temas de dança, politica, carnaval e circo. Desde 2007 é sócio da Agência Austral Foto publicando habitualmente em diversos meios internacionais. ´

 

VINÍCIUS DAUMAS – DIRETOR  GERAL E UM DOS FUNDADORES DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO DO RIO DE JANEIRO E UM DOS FUNDADORES E DIRETOR DO CIRCO CRESCER E VIVER (RIO DE JANEIRO/BRASIL) – MEDIADOR DO PAPO DE CIRCO

Mobilizador, articulador, diretor geral e um dos fundadores do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro; diretor artístico e de projetos e cofundador do Circo Crescer e Viver, tem participação em palestras e outros eventos no Brasil e exterior. Diretor de produção de Rastros, da Cia Crescer e Viver, que concebeu com o diretor Renato Rocha; diretor de Parada Shakespeare, da Cia iLtda (composta de artistas com e sem deficiência, codireção de Zé Alex, da Cia Enviezada); diretor de Belonging junto com Jenny Sealey (diretora do Graeae Theatre Company) apresentado em Londres (CircusFest 2014, Roundhouse), no 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro e no Circos - Festival Internacional SESC de Circo (SP). Foi também codiretor do espetáculo “Porto”, do Circo Crescer e Viver junto com Boris Vecchio (2013), entre outros, e é também artista e clown (Palhaço Gargalhada).

 

Foto/Crédito: Renzo Gostoli

 

O 4º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro tem patrocínio da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro da Secretaria Municipal de Cultura e da Rede Globo.